Pedal em Familia

Pedal em Familia

domingo, 14 de agosto de 2011

Muro de Berlim - 50 Anos

          Ontem na Alemanha comemorou se os 50 anos da construção do Muro de Berlim que tivemos a oportunidade de conhecer em nossa recente viagem a esse pais. Para marcar essa data, partes do Muro que ameaçam desabar estão sendo restauradas.
"Os restos do Muro situados na Bernauer Strasse, onde ocorreu a maior parte das fugas de pessoas da então Alemanha Oriental, RDA, para a Ocidental, entre 1961 e 1989, e onde funciona atualmente um centro de documentação, estão sendo "reforçados", explicou o chefe das obras, Gunter Schlusche.
Ele lembrou que os turistas levavam partes do Muro como recordação, após a sua queda em 9 de novembro de 1989, "ao que acrescentamos a deterioração natural".
O Muro foi erguido pelo governo da RDA para impedir a fuga de seus cidadãos, dividindo a cidade de Berlim em duas partes, durante mais de 28 anos, até que foi derrubado.

De seus 155 km originais, restam apenas três quilômetros dispersados pela cidade.

(...)

Mas, hoje, apenas alguns vestígios delatam que uma vez existiu o muro da vergonha: um muro duplo - com um espaço de 300 metros entre um e outro - de 155 km de comprimento, 43 dos quais cortavam Berlim de norte a sul e os outros 112 separavam Berlim Ocidental do território da RDA. 106 km eram formados por placas de concreto de 3,60 m de altura completadas com um cilindro para tornar impossível a escalada. O restante era de arame farpado. Possuía 302 torres de observação, 127 km de cercas de detecção e de alarme, 259 pistas para cães farejadores, 105 km de fossas anticarros, eenquanto sete regimentos de 1.000 a 1.200 soldados se encarregavam da vigilância.

A noite de 9 de novembro de 1989 pôs fim a um longo êxodo de alemães orientais, que se valendo os métodos mais diversificados, simples ou sofisticados, se lançaram durante 28 anos à aventura de atravessar o muro por cima ou por baixo: 239 pessoas morreram nessa tentativa e 4.000 conseguiram chegar ao lado ocidental."



O vídeo abaixo foi feito durante o nosso passeio de bicicleta pela cidade.







Nenhum comentário:

Postar um comentário